Tecnologias sustentáveis para redução de peso e custos

Compartilhe:
As indústrias automotiva e aeronáutica são dois importantes agentes propulsores de inovação no desenvolvimento de estruturas mais leves, ou ‘estruturas viáveis’. Esta denominação ainda pouco difundida no Brasil é tema de artigo do diretor do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos do IPT, Luiz Eduardo Lopes, na edição de outubro da Revista Automotive Business.

Lopes discute no artigo o uso de materiais provenientes de fontes renováveis e passíveis de reciclagem ou descarte com segurança para enfrentar o desafio da redução de peso e de custo na execução de projetos em mercados altamente competitivos.
Máquina de deposição de fitas do Laboratório de Estruturas Leves do IPT pode construir peças de 4,0 m de largura por 12,0 m de comprimento
Máquina de deposição de fitas do Laboratório de Estruturas Leves do IPT pode construir peças de 4,0 m de largura por 12,0 m de comprimento
Com exemplos dos benefícios alcançados pelo emprego de alumínio, compósitos e aços de alta resistência, o pesquisador enfatiza a necessidade de associação dos materiais com um alto grau de integração de componentes e metodologias avançadas de montagem para o sucesso da estratégia.

Ambientes voltados a atividades de P&D e apoio financeiro para os estudos de uma tecnologia ainda não dominada são fundamentais nos processos de manufatura, completa ele, dando como exemplos a instalação do Laboratório de Estruturas Leves do IPT e a criação do Inovar-Auto.

Clique no link abaixo e leia o artigo na íntegra.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo