Raios laser

Compartilhe:
Em reportagem especial do programa Mais Você, da Rede Globo, edição de 09 de outubro, um dos principais personagens foi o pesquisador Antônio Gentil, do Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. A reportagem, apresentada no programa de Ana Maria Braga, abordou a utilização de canetas de raios laser e o pesquisador do IPT explicou sobre aspectos técnicos como comprimento de onda, classificação e potência do laser.

Gentil realizou testes de potência em uma caneta adquirida pela produção da TV Globo no comércio da cidade de São Paulo, constatando que ela era 10 vezes superior ao permitido pela legislação. Com um dos equipamentos do laboratório, o pesquisador fez uma demonstração queimando pedaços de papel para ilustrar os riscos do uso de equipamentos com potências ainda mais altas na emissão de raios laser.

A reportagem abordou os riscos para a saúde do uso inadequado deste tipo de caneta, especialmente quando o globo ocular é atingido, e destacou também que o direcionamento de raios laser para aeronaves, por exemplo, pode provocar acidentes aéreos.

Veja a reportagem na íntegra:

 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo