Testes para a Marinha

Compartilhe:
O Centro de Engenharia Naval e Oceânica do IPT, o CNaval, realizará estudos experimentais para verificação do desempenho de um navio-patrulha de 200 toneladas. Com este objetivo foi assinado, em 20 de setembro, um contrato entre o IPT e o Ministério de Defesa, por meio do Comando da Marinha, representado pelo Centro de Projetos de Navios (CPN). Serão realizados ensaios com modelos da embarcação em escala reduzida no Tanque de Provas do CNaval. Estes ensaios visam a determinação da potência efetiva, a avaliação e sugestão para melhorias nas linhas do casco, dos apêndices e dos propulsores, assim como a análise do comportamento da embarcação em situação de ondas.

Cerimônia no Centro de Projetos de Navios da Marinha, no Rio de Janeiro
Cerimônia no Centro de Projetos de Navios da Marinha, no Rio de Janeiro

A assinatura do contrato foi realizada no CPN, no Rio de Janeiro. O documento foi assinado pelo diretor do Centro, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Carlos Delgado, e pelo diretor de Operações e Negócios do IPT, Carlos Daher Padovezi. Também participaram da cerimônia de assinatura do contrato Toshi-Ichi Tachibana, pesquisador-visitante, o pesquisador André Mitsuo Kogishi, do CNaval, e o Capitão-de-Fragata Flávio Jun Edamatu.

Segundo Padovezi, este contrato tem grande importância para o CNaval por representar uma retomada de atividades com a Marinha do Brasil, principal responsável pela instalação do Tanque de Provas do IPT na década de 1950 e grande parceira do Instituto em projetos e em estudos navais. “Nossa capacitação tecnológica, tanto laboratorial como de recursos humanos, poderá contribuir substancialmente para o processo de desenvolvimento da embarcação projetada pelo CPN da Marinha do Brasil.”

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo