Análise de falhas de componentes e produtos metálicos

Compartilhe:
As falhas de componentes mecânicos e estruturas constituem um sério problema para a indústria e para a sociedade. Em muitos casos, os prejuízos financeiros são muito superiores ao custo unitário do componente fraturado e, em outros, podem resultar em acidentes capazes de colocar vidas humanas em risco. Dentre os fatores que causam fratura pode-se listar: a seleção imprópria de materiais, a presença de defeitos de fabricação, erros de projeto ou de montagem, negligência na manutenção e o uso impróprio.

Na maioria dos casos, é possível identificar a causa das falhas e prevenir a ocorrência de casos futuros, sendo esta análise um importante instrumento para a evolução contínua dos projetos mecânicos e dos níveis de segurança de componentes de engenharia.

O IPT possui larga experiência na área de análise de falhas de componentes metálicos. Estes trabalhos se intensificaram com entrada do engenheiro Hubertus Colpaert no quadro de funcionários do IPT no final dos anos 1920 e, atualmente, conta com um histórico de mais de 2000 casos analisados. O diferencial das análises de falha realizadas pelo IPT é sustentado por três características: o caráter meticuloso e ético do Instituto; a capacitação e experiência de seus pesquisadores e a sua moderna infraestrutura de caracterização. Todos os procedimentos de caracterização química, metalográfica e mecânica são certificados e inseridos no programa de qualidade assegurada do Instituto.

O IPT conta com a seguinte infraestrutura de caracterização:

  • Centro de Metrologia Química capaz de realizar mais de 300 análises distintas
  • Microscopia eletrônica de varredura equipada com FIB, ESD, WDS e EBSD
  • Microscopia Raman / AFM
  • Difratometria de raios-X
  • Ferramentas de simulação e ensaios mecânicos especiais
  • Tomografia computadorizada de raios-X

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo