Corrosão em construção civil

Compartilhe:
A corrosão nas armaduras de concreto é uma das patologias mais frequentes das edificações, especialmente quando expostas a ambientes agressivos como os da orla marinha. Os produtos da corrosão das armaduras, por terem um volume muito maior do que o do metal que o originou, determinam o fissuramento do concreto seguida de desplacamento, o que expõe a armadura diretamente ao meio de exposição. Nestas condições, os reparos têm custos muito elevados.
Ensaios eletroquímicos em amostras de concreto com armaduras de aço inoxidável
Ensaios eletroquímicos em amostras de concreto com armaduras de aço inoxidável

Diagnosticar prematuramente o início da corrosão das armaduras reduz drasticamente os custos de manutenção, pois medidas mitigadoras podem ser tomadas com o concreto de cobertura fisicamente íntegro. O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT possui infraestrutura e profissionais treinados para diagnosticar o estado de armaduras não expostas e propor medidas mitigadoras.

Em conjunto com os laboratórios de construção civil do IPT, o Lab. de Corrosão e Proteção inspeciona píeres, casas populares, viadutos e edificações em geral, diagnosticando o estado das armaduras e elaborando soluções para prolongar a sua vida em serviço.

Medidores de resistividade, equipamentos para medidas eletroquímicas e de avaliação do concreto são usados em campo para diagnosticar o estado das armaduras das edificações. As medições em campo são complementadas por ensaios e análises conduzidos em laboratório.




INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.