A irregularidade é o principal parâmetro para a avalição funcional de pavimentos, e uma ferramenta dos sistemas de gerenciamento usados pelas concessionárias de rodovias para otimizar investimentos e maximizar a vida útil dos materiais. Para quantificar as irregularidades, diversos métodos foram desenvolvidos e eles estão descritos em artigo da edição de dezembro da Revista Notícias da Construção, publicada pelo Sindicato da Construção (SindusCon) de São Paulo.
Segundo os autores e assistentes de pesquisa Rubens Vieira e Elaine Maria Soares, da Seção de Geotecnia do IPT, os métodos estão baseados em avaliações funcionais e estruturais que identificam o estado atual e a vida útil do pavimento. Eles podem ser feitos por avaliadores, que atribuem notas pela percepção ao transitar com um veículo pela via, ou por equipamentos de medição, como o perfilômetro a laser adquirido em 2011 pelo Instituto para a coleta de dados sem a necessidade de interdição da via.
Leia abaixo o artigo na íntegra.
Segundo os autores e assistentes de pesquisa Rubens Vieira e Elaine Maria Soares, da Seção de Geotecnia do IPT, os métodos estão baseados em avaliações funcionais e estruturais que identificam o estado atual e a vida útil do pavimento. Eles podem ser feitos por avaliadores, que atribuem notas pela percepção ao transitar com um veículo pela via, ou por equipamentos de medição, como o perfilômetro a laser adquirido em 2011 pelo Instituto para a coleta de dados sem a necessidade de interdição da via.
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