Ensaios dinâmicos de corrosão e ensaios em autoclaves

Compartilhe:
O IPT realiza ensaios dinâmicos voltados para estudos relacionados à corrosão interna de dutos, reatores e tanques de armazenagem, tanto a temperatura e pressão ambiente com a altas temperaturas e altas pressões.

Equipado com um exclusivo Laboratório de Corrosão e Proteção, o Instituto possui loops de corrosão e autoclaves de Hastelloy e de vidro para realizar ensaios em líquidos de alta salinidade, com injeção de gases com CO2 e H2S, o que permite a realização de ensaios nas condições do pré-sal.
Loop de corrosão usado para ensaios em fluxos  multifásicos e para testes de dispositivos para monitoramento de corrosão interna de dutos
Loop de corrosão usado para ensaios em fluxos multifásicos e para testes de dispositivos para monitoramento de corrosão interna de dutos

Esses testes tornam possível a seleção de inibidores de corrosão e a verificação de eficiência de sequestrantes de H2S tanto para o setor de óleo e gás quanto para analisar a corrosividade de etanol e de biodiesel. Dispositivos para monitoramento de corrosão interna de dutos também podem ser ensaiados e validados nos loops e nos autoclaves.

O loop de vidro é destinado à realização de ensaios de materiais metálicos em líquidos muito agressivos, como ácido sulfúrico concentrado. Trata-se de um equipamento totalmente automatizado, o que garante a segurança dos pesquisadores.

Alguns loops e autoclaves são projetados para realizarem ensaios eletroquímicos, permitindo o monitoramento da corrosão durante os ensaios.




INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo