Proteção para urnas

Compartilhe:
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou cinco diferentes testes nas caixas de papelão que guardam as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo assim que os equipamentos possam chegar íntegros aos mais distantes rincões do País para a realização das eleições municipais no próximo domingo, 7 de outubro.

Caixa de papelão ondulado é fabricada de acordo com especificações técnicas adotadas pelo TSE para uma vida útil de dez anos
Caixa de papelão ondulado é fabricada de acordo com especificações técnicas adotadas pelo TSE para uma vida útil de dez anos
O chefe do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT, Rogério Parra, explica que são feitos os seguintes ensaios:

Vibração – as caixas contendo as urnas são empilhadas reproduzindo a situação de transporte em baú de caminhões e são submetidas a um equipamento de vibração que reproduz as frequências e impactos durante esse transporte;

Compressão – verifica se o papelão sofre deformação excessiva em função de cargas aplicadas sobre a embalagem;

Fadiga de alça – este ensaio checa se as alças nas laterais resistem aos esforços de manuseio durante as etapas de transporte e instalação das urnas;

Queda – neste caso, a integridade da caixa e do equipamento é verificada depois de uma queda da altura de 97 centímetros.

Levantamento de caixas – também verifica a ocorrência de deformações em uma situação prática de manuseio dos equipamentos: um fator de segurança simula uma movimentação menos cuidadosa ou o levantamento de mais de uma simultaneamente.

Esses testes são concluídos depois que as urnas eletrônicas guardadas nas caixas testadas são ligadas para ver se houve alguma avaria. As caixas de papelão são fabricadas de acordo com critérios técnicos definidos em edital do TSE, que contou com o apoio do IPT para sua elaboração. “O IPT e o TSE são parceiros há anos, desde o início do projeto de urnas eletrônicas”, comenta Rogério Parra.

O IPT é considerado pelo TSE como referência técnica nos editais de aquisição e substituição dessas caixas, que devem ter uma vida útil de dez anos, a mesma das urnas eletrônicas.

[vid=112,chapeu=Proteção para urnas – SPTV Primeira Edição – 05 de outubro,breve_descricao=]


[vid=114,chapeu=Proteção para urnas – Jornal Nacional – 06 de outubro,breve_descricao=]

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo