Melhores práticas para construção

Compartilhe:
A ideia de criar códigos de práticas para a construção no Brasil surgiu há cinco anos. O termo foi sugerido para identificar um conjunto de documentos técnicos que formalizem as melhores práticas para realizar determinadas atividades e pode definir também a melhor forma de atuação dos profissionais responsáveis pela sua execução. Cada código deve ser elaborado para um elemento construtivo e contemplar todas as etapas do processo de produção do edifício, a fim de evitar informações conflitantes entre as etapas.

"Código de Práticas de Alvenaria de Vedação em Blocos Cerâmicos" está disponível para download no site do IPT
"Código de Práticas de Alvenaria de Vedação em Blocos Cerâmicos" está disponível para download no site do IPT
Em artigo publicado na edição de setembro de revista Notícias da Construção, a pesquisadora Fabiana Cleto, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, relata a criação em 2009 de um grupo de trabalho para elaborar um código de práticas para alvenarias de vedação em blocos cerâmicos, empregadas em fachadas, paredes internas, platibandas, muros e outros elementos. Essa atividade foi realizada pelo IPT em parceria com a Escola Politécnica da USP, no âmbito do projeto “Criação de mecanismos para avaliação e melhoria da qualidade e da racionalidade em empreendimentos habitacionais de interesse social”, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). É importante ressaltar que os códigos não são obrigatórios e nem têm aplicação legal.

Leia abaixo o artigo na íntegra e, para mais informações e fazer o download da versão final do primeiro código de prática, clique aqui.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.