Reciclagem de lixo eletrônico

Compartilhe:
O Jornal SPTV 2º Edição desta quarta-feira (02), apresentou na série “SP + Limpa” uma matéria sobre o estudo iniciado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para o reaproveitamento de imãs contidos em discos rígidos de computadores fora de uso. A pesquisa busca comprovar a possibilidade de reprocessar o neodímio-ferro-boro – metal que faz parte de um grupo de elementos conhecido como terras-raras – contido nos HDs.

A China é responsável por 97% da produção mundial de terras raras e vem restringindo suas exportações, tornando o preço muito alto. O Diretor de Inovação do IPT, Fernando Landgraf, participou da matéria e explicou. “A ideia do IPT foi tentar reciclar esse material. Já que ele é tão caro tornou muito interessante a gente tentar reaproveita-lo”, afirmou. Landgraf lembra que há vantagens ambientais, mas o importante é não sermos tão dependentes da obtenção deste material estrangeiro.

A reportagem mostrou de que forma esses imãs reaproveitados podem ser utilizados no dia-a-dia das pessoas, como por exemplo, em motores, fazendo funcionar o vidro elétrico do carro ou um para-brisa.

[vid=94,chapeu=Lixo Eletrônico – SP TV – 02 de maio,breve_descricao=]


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo