Restauração de área degradada

Compartilhe:
Objetivo do projeto é recuperar a área degradada e revitalizar a trilha utilizando técnicas não-convencionais de engenharia
Objetivo do projeto é recuperar a área degradada e revitalizar a trilha utilizando técnicas não-convencionais de engenharia

De acordo com a Fundação Florestal, existem estudos que indicam evidências e vestígios de que se trata de uma trilha histórica, anterior à Calçada do Lorena, com cerca de 500 anos. A trilha, com seis quilômetros de extensão e uma área afetada de 30 km², tem inicío na Vila de Paranapiacaba, importante patrimônio histórico tombado pelo Condephaat e destino consolidado de ecoturismo na região metropolitana de São Paulo, com intensa visitação pública pela facilidade de acesso rodoviário e ferroviário.

A trilha encontra-se fechada para visitação devido ao seu estado de degradação, decorrente do uso indevido e irregular, e aos riscos que este cenário traz à população visitante e ao meio ambiente, especialmente por ser uma área suscetível a processos naturais de deslizamento.

A paisagem, a mata, a cachoeira da Pedra Lisa e o poço das Moças são de excepcional beleza e importante conteúdo histórico, por ter sido um dos primeiros acessos entre a baixada e o planalto. O projeto contemplará a identificação do traçado original da trilha, a adequação de traçado existente, a concepção de soluções de engenharia para a estabilização dos processos de movimento de massa, a recuperação das áreas degradadas e a estruturação da trilha com vistas à reabertura para a visitação pública.

Por meio do uso de técnicas de recuperação ambientalmente sustentáveis e de baixo impacto, é também objetivo do projeto ordenar o uso da área pública, possibilitando apoio à economia local voltada ao turismo, melhorando os indicadores sociais para a cidade de Santo André e servindo de apoio ao turismo e à educação ambiental.

more info here

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.