Projetos de mineração

Compartilhe:

As Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig) e Pará (Fapespa) e a empresa Vale divulgaram o resultado da chamada de propostas no âmbito do Termo de Cooperação para Desenvolvimento Tecnológico, assinado pelas instituições.

Foram aprovados projetos nas modalidades Rede de Pesquisa e Individual, e dois deles são do IPT. A pesquisadora Amarilis Gallardo, do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do CETAE, é uma das escolhidas com a proposta “Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais”, e o pesquisador Flávio Beneduce Neto, do Laboratório de Metalurgia e Materiais Cerâmicos do CTPP, teve aprovado o projeto “Estudo do efeito de agente coloidisante no processo de pelotização de concentrado de minério de ferro”.

Pelotização de concentrado de minério de ferro é uma das propostas selecionadas
Pelotização de concentrado de minério de ferro é uma das propostas selecionadas

click here
A chamada tem como objetivo selecionar e apoiar o desenvolvimento de projetos cooperativos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação a serem desenvolvidos por pesquisadores ou grupos de pesquisa de instituições de ensino superior e de pesquisa nos três estados. As duas propostas do IPT, entre as nove escolhidas na modalidade Individual no Estado de São Paulo, se encaixam nos projetos de pesquisa apresentados por um pesquisador (ou grupo de pesquisadores) vinculado a instituições de ensino superior e de pesquisa de um dos estados das fundações de amparo co-financiadoras, em parceria com a Vale.

(Com informações da Agência Fapesp)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo