Uma comitiva com quatro pesquisadores da Irlanda visitou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nesta terça-feira, 23, em busca de oportunidades e parcerias de colaboração tecnológica. O grupo visitou as instalações de engenharia naval e o túnel de vento do IPT e depois foi recebido pelo diretor de inovação do IPT, Fernando Landgraf, que fez uma apresentação sobre os principais projetos e competências do Instituto atualmente.
Os pesquisadores irlandeses mostraram interesse em colaborar em pelo menos três áreas que estão em desenvolvimento no IPT: nanotecnologia, corrosão e remediação de áreas contaminadas.
Um dos pesquisadores do grupo, Tom Flanigan, representava o Dublin Institute of Technology (DIT), que atualmente desenvolve projetos nas áreas de sustentabilidade ambiental; novos materiais e engenharia de superfícies; alimentos e saúde; e tecnologia da informação e da comunicação. O DIT também apoia iniciativas de inovação empresarial, ajudando a dar um sentido comercial a projetos que envolvem direitos de propriedade intelectual.
A comitiva também foi integrada por John Lynch, assessor especial de educação internacional da Higher Education Authority; Lucia Reynolds, assessora de desenvolvimento da Entreprise Ireland; e Robert Stewart, diretor de pesquisas graduadas do Athlone Institute of Technology. O encontro foi acompanhado ainda por Andrezza Brandão Barboza, do Ministério de Relações Exteriores.