Flutuador deu início à nova expedição

Compartilhe:

Com o objetivo de percorrer os quatro principais reservatórios da Grande São Paulo – Billings, Paiva Castro (Cantareira), Taiaçubepa (Ato Tietê) e Guarapiranga – a expedição do flutuador já está em seu oitavo dia e deve durar dois meses e meio percorrendo mais de 400 km.
cheapest

Desenvolvido no Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval) do IPT, o equipamento foi lançado às margens da Rodovia Índio Tibiriçá, no limite entre São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC, no dia 16 de novembro para a produção de uma série de reportagens dentro do Projeto Rios de São Paulo.

Flutuador desenvolvido numa parceria entre a Rede Globo e o IPT
Flutuador desenvolvido numa parceria entre a Rede Globo e o IPT

Fabricado em isopor, coberto com material compósito (fibra de vidro + resina epóxi), o flutuador teve a geometria projetada dentro do CNaval, assim como sua usinagem, executada por um sistema automatizado com braço robótico. O equipamento, fornecido pela rede Globo, é composto por duas microcâmeras, um GPS para informar sua localização e um sensor para medir o nível de oxigênio na água. O equipamento será novamente acompanhado durante todo o percurso pelo “aventureiro” Dan Robson a bordo de um caiaque.

As imagens gravadas ao longo do dia serão extraídas pelo aventureiro que neste momento irá realizar manutenções preventivas no flutuador. À noite o flutuador será recolhido à margem da represa e, ao amanhecer, será colocado no mesmo trecho.
[vid=47,chapeu=Flutuador em Represas,breve_descricao=Confira a primeira reportagem da nova expedição]

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo