Uma comitiva formada por representantes de oito dos 14 centros que compõem a Red de Institutos Tecnológicos de la Comunitat Valenciana (Redit) visitou na manhã do dia 20 de setembro o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A rede é uma associação privada espanhola, sem fins lucrativos, criada em 2001 por iniciativa dos institutos de P&D&I da região em colaboração com o Governo de Valência. A equipe dos 1.675 profissionais que compõem a entidade foi responsável pela execução de 1.243 projetos em 2009, com atuação voltada principalmente às pequenas e médias empresas.
Os institutos que compõem o Redit atendem a setores e tecnologias diversos, como cerâmica, construção, madeira, óptica, plásticos, têxtil, TI, calçados e energia. A visita da delegação espanhola serviu não somente como oportunidade de conhecer as instalações e pesquisas atualmente em curso no Instituto, mas também para a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas entidades. Esta foi a primeira etapa da série de encontros e reuniões da comitiva espanhola no Brasil, que conhecerá empresas privadas, câmaras de comércio e universidades em Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
you could try here
“Estamos aqui para conhecer o estado atual das tecnologias brasileiras e saber quais são as novas tendências que interessam aos diversos grupos, além de identificar oportunidades de colaboração, seguindo o exemplo de acordos firmados nos EUA e na China”, afirma Damián Frontera, presidente do Redit. “Vários centros de pesquisas que compõem a rede já possuem contato com empresas brasileiras, como na área da cerâmica. Escolhemos o Brasil porque é uma economia emergente com propostas interessantes de trabalho”, completa Cristina Del Campo, diretora da rede.