Ciência, tecnologia e inovação

Compartilhe:

Pesquisadores, empresários e representantes da sociedade civil reúnem-se em Brasília desde quarta-feira, 26 de maio, para debater e formular propostas visando à consolidação de uma política de Estado em ciência, tecnologia e inovação com foco em desenvolvimento sustentável. O evento é a “4ª CNCTI – Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T&I e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, que termina hoje. Mudanças climáticas, energia, recursos naturais, desigualdades regionais, educação científica de qualidade em todos os níveis, uso da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, segurança alimentar no contexto da ciência, tecnologia e inovação e saúde são temas centrais.

O presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, participou do evento. Oliveira coordenou a sessão paralela intitulada “Conectores academia-empresa para inovação”. Uma plateia de aproximadamente 430 pessoas lotou o auditório para acompanhar apresentações e debates, que também foram transmitidas em tempo real na Web. Os palestrantes foram José Elis Ripper Filho, do grupo empresarial AsGa; José Fernando Thomé Jucá, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste; e Isa Assef dos Santos, da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica.

Oliveira coordena sessão paralela na 4ªCNCTI
Oliveira coordena sessão paralela na 4ªCNCTI

Oliveira apresentou um modelo de interação entre universidades e empresas tendo como conector o IPT, com toda a aptidão necessária. “O instituto atende demandas de empresas, reconhece oportunidades no mercado e mobiliza grandes equipes. A Universidade produz conhecimento básico e forma recursos humanos especializados.” A interatividade entre instituições de pesquisa e empresas, articulada por institutos capacitados, tem grande potencial e bons exemplos não faltam, como os do Korean Institute of Science and Technology e Cambridge-MIT Institute. “Também é emblemático o caso do Laboratório de Estruturas Leves do IPT em São José dos Campos, um modelo concebido pela Embraer e que conta com a parceria do instituto na articulação entre academia e empresa numa área de ponta.”

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo