Integrando a maratona da Virada Cultural de São Paulo, que acontece neste fim de semana, nos dias 15 e 16 de maio, João Fernando Oliveira (Muringa) – presidente do IPT – e Paulo Moura darão aula show às 18h sobre a ciência e a arte das madeiras na sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), que fica na Rua Vergueiro, 1000.
A palestra, de entrada franca, inclui explicações básicas sobre a acústica das madeiras por Oliveira, que também é músico, e demonstrações e histórias valiosíssimas de Paulo Moura, ícone da música instrumental brasileira que transita pelo clássico, jazz e choro.
Segundo informações do CCSP, no palco haverá uma coleção de flautas, saxofones e clarinetes onde serão demonstrados os princípios da produção de som e seus efeitos peculiares. Não é preciso ser especialista, nem músico, para participar da aula. Os artistas apresentarão uma fusão entre ciência e arte no final da aula.
Os instrumentos considerados madeiras da orquestra estão entre os mais antigos da história da música. Eles incluem a flauta, clarinete, oboe, fagote e, mais recentemente, o saxofone. Apesar de alguns hoje serem fabricados em metal ou acrílico, ainda fazem parte das madeiras.
i loved this
O CCSP transformou-se em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. Inaugurado em 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo.
A Virada Cultural, evento anual promovido desde 2005, espera 4 milhões de pessoas para a extensa programação de 48 horas espalhada por 47 espaços de São Paulo. São atrações de primeira linha a cidadãos de todas as classes sociais.