Uma equipe do Laboratório de Energia Térmica, Motores, Combustíveis e Emissões (LETMCE) realizou no início do mês de novembro um conjunto de medições em usina termoelétrica localizada no Deserto do Atacama, norte do Chile.
O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de quatro precipitadores eletrostáticos instalados na Electro Andina, com o uso de instrumentação adquirida recentemente no projeto Moderniza do IPT. Os precipitadores analisados destinam-se à remoção de partículas sólidas presentes nos gases efluentes da queima de carvão mineral e ficam instalados nas chaminés das caldeiras.
“O trabalho do IPT foi avaliar as condições de entrada e saída dos gases nos precipitadores, com foco na concentração de particulados”, explica Renato Vergnhanini, pesquisador e coordenador da equipe que incluiu os técnicos Samuel Duarte e Luiz Cornatione. “Medimos também a temperatura, pressão, vazão e velocidade dos gases, assim como seus teores de oxigênio, monóxido de carbono e monóxido de nitrogênio”.
Os principais instrumentos usados nas medições foram o alemão Gravimat, para a determinação da concentração de partículas em gases, e o italiano Unigas, que é um medidor dos constituintes gasosos. O trabalho do laboratório, voltado à emissão de laudos para a melhoria da eficiência energética e redução das emissões de poluentes atmosféricos, será concluído nos próximos dias com a entrega do relatório de diagnóstico.