Manobrabilidade e Interação casco-propulsores

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Ensaio de modelo de embarcação em sistema PMM (Planar Motion Mechanism) para avaliação de manobrabilidade
Ensaio de modelo de embarcação em sistema PMM (Planar Motion Mechanism) para avaliação de manobrabilidade

A manobrabilidade de um navio pode ser aferida pela capacidade de manter a estabilidade de curso, de mudar de curso, de manter o posicionamento dinâmico (em ondas, vento e correnteza) e de manobrar com segurança em portos.

Uma boa capacidade de manobra conduz à redução dos custos operacionais do navio, pois representa uma menor resistência adicional em manobras, permite a redução dos tempos de escala em porto e conduz a uma menor utilização da assistência de rebocadores. Além disso, a perfeita sincronia entre o controle direcional em manobras e os ângulos de leme representa um fator fundamental para a segurança do navio.

Após a seleção do sistema de governo do navio, podem ser realizadas simulações e testes com modelos em Tanque de Provas e em Túnel de Cavitação para avaliar a manobrabilidade do navio com base em manobras padrão ou manobras específicas desenvolvidas para cada projeto.

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