Resumo:
Trabalho foi estudar a corrosão das ligas API 5LX 46 e API 5LX 65, usadas na construção de dutos, frente o etanol anidro, etanol hidratado e a mistura combustivel brasileira correspondente a um E25 (25% etanol / 75% gasolina) por meio de condução de ensaios de imersão em laboratório, ensaios NACE TM-0172 e ensaios dinâmicos (loops de corrosão). Com base nos resultados deste estudo, concluiu-se que é aconselhavel a realização da pintura na superficie interna de dutos, nos quais a condição de movimentação constante não possa ser garantida, assim como, no caso destes não serem exclusivos para transporte de etanol anidro e hidratado. O objetivo da pintura é unica e exclusivamente o de evitar uma contaminação do etanol transportado, a qual poderia mudar a corrosividade do meio e/ou sua coloração, fato este inaceitável pelo mercado consumidor por estar em desacordo com a resolução ANP nº 36.
Referência
PANOSSIAN, Z; MOREIRA, A.R; NUNES, G.M.B; SANTOS, C.A.L.; GANDUR, M; MONTEIRO,E. Corrosividade do etanol anidro do etanol hidratado e da mistura combustível E 25 ( 25% etanol e 75% gasolina). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR 2010, 30., 2010, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABRACO, 2010
PANOSSIAN, Z; MOREIRA, A.R; NUNES, G.M.B; SANTOS, C.A.L.; GANDUR, M; MONTEIRO,E. Corrosividade do etanol anidro do etanol hidratado e da mistura combustível E 25 ( 25% etanol e 75% gasolina).Revista Alcoolbrás, n. 128, p. 42-48, ago., 2010.
PANOSSIAN, Z; MOREIRA, A.R; NUNES, G.M.B; SANTOS, C.A.L.; GANDUR, M; MONTEIRO,E. Corrosividade do etanol anidro do etanol hidratado e da mistura combustível E 25 ( 25% etanol e 75% gasolina). In: NACE INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, San Antonio, Texas. Proceedings…
Acesso ao artigo apresentado no evento no site da ABRACO:
https://abraco.org.br/src/uploads/intercorr/2010/INTERCORR2010_036.pdf
Trabalho foi estudar a corrosão das ligas API 5LX 46 e API 5LX 65, usadas na construção de dutos, frente o etanol anidro, etanol hidratado e a mistura combustivel brasileira correspondente a um E25 (25% etanol / 75% gasolina) por meio de condução de ensaios de imersão em laboratório, ensaios NACE TM-0172 e ensaios dinâmicos (loops de corrosão). Com base nos resultados deste estudo, concluiu-se que é aconselhavel a realização da pintura na superficie interna de dutos, nos quais a condição de movimentação constante não possa ser garantida, assim como, no caso destes não serem exclusivos para transporte de etanol anidro e hidratado. O objetivo da pintura é unica e exclusivamente o de evitar uma contaminação do etanol transportado, a qual poderia mudar a corrosividade do meio e/ou sua coloração, fato este inaceitável pelo mercado consumidor por estar em desacordo com a resolução ANP nº 36.
Referência
PANOSSIAN, Z; MOREIRA, A.R; NUNES, G.M.B; SANTOS, C.A.L.; GANDUR, M; MONTEIRO,E. Corrosividade do etanol anidro do etanol hidratado e da mistura combustível E 25 ( 25% etanol e 75% gasolina). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR 2010, 30., 2010, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABRACO, 2010
PANOSSIAN, Z; MOREIRA, A.R; NUNES, G.M.B; SANTOS, C.A.L.; GANDUR, M; MONTEIRO,E. Corrosividade do etanol anidro do etanol hidratado e da mistura combustível E 25 ( 25% etanol e 75% gasolina).Revista Alcoolbrás, n. 128, p. 42-48, ago., 2010.
PANOSSIAN, Z; MOREIRA, A.R; NUNES, G.M.B; SANTOS, C.A.L.; GANDUR, M; MONTEIRO,E. Corrosividade do etanol anidro do etanol hidratado e da mistura combustível E 25 ( 25% etanol e 75% gasolina). In: NACE INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, San Antonio, Texas. Proceedings…
Acesso ao artigo apresentado no evento no site da ABRACO:
https://abraco.org.br/src/uploads/intercorr/2010/INTERCORR2010_036.pdf