Caracterização de maciços rochosos e terrosos para projetos de engenharia civil

Compartilhe:

O conhecimento dos maciços rochosos e terrosos em que serão implantadas obras de engenharia civil é fundamental para a elaboração de projetos coerentes dos pontos de vista técnico e econômico. Identificar a distribuição espacial dos materiais no subsolo, caracterizá-los quantos às suas propriedades e determinar o estado de tensões permite projetar obras civis mais seguras, que otimizem recursos e que gerem menos impactos ambientais. Com este foco, o IPT elabora modelos geológico-geotécnicos de maciços naturais e emprega ferramentas de visualização tridimensional para auxiliar a comunicação com clientes e subsidiar decisões técnicas de projeto.

Para a elaboração dos modelos geológico-geotécnicos, o IPT conta com uma equipe multidisciplinar de geólogos, geofísicos, engenheiros geotécnicos e físicos, que interpreta, analisa e integra os resultados dos diversos métodos de investigação que o Instituto oferece aos clientes. As técnicas diretas e indiretas, empregadas em campo e laboratório, são as seguintes:

  • Mapeamento geológico-geotécnico em escala adequada à obra
  • Estudos de geologia estrutural dedicados à análise de estabilidade de taludes e obras subterrâneas e à determinação de tensões em maciços rochosos;
  • Classificação geotécnica e geomecânica de maciços naturais;
  • Ensaios laboratoriais em solos e rochas;
  • Ensaios especializados de campo: CTPU, crosshole, perfilagem geofísica de furos de sondagem (OPTV, BHTV, sônica, gama, impeller e heat flowmeter);
  • Ensaios geofísicos: sísmicos em terra (refração, reflexão, MASW) e em áreas submersas (perfilagem sísmica contínua, sonografia e ecobatimetria); eletrorresistividade; potencial espontâneo; magnetometria; GPR.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo