Estudos de dessorção do mercúrio presente em solo contaminado, para soluções com diferentes PH, por meio de ensaio de Bath Test

Compartilhe:
Resumo:

O mercúrio é um elemento de ocorrência natural, encontrado em três formas iônicas Hgº; Hg+ e Hg++. A proporção de Hg0 no solo é função do potencial redox, da adsorção da matéria orgânica e argila, e da concentração de íons de I- , CL- e Br- . As concentrações naturais de mercúrio no solo variam em 0,02 0,5 mg/Kg, sendo geralmente inferior a 0,1 mg/Kg. Em uma área fabril, no interior do Estado de São Paulo, foram construídas lagoas de infiltração e sedimentação, não impermeabilizadas, que recebiam efluentes de lavagem de reatores do processo produtivo de uma empresa. Estes efluentes estavam contaminados principalmente por Mercúrio (Óxido de Mercúrio II), com uma média de 34,7 mg/kg e Benzeno. Este trabalho apresenta os resultados obtidos em ensaios realizados por meio de testes de batelada em uma amostra composta coletada nos pontos com maior concentração de mercúrio, apresentando 414,10 mg/kg. O estudo visou quantificar a transferência da contaminação por mercúrio para soluções líquidas com diferentes pH. As amostras permaneceram em contato com essas soluções com pH de 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9, em diferentes períodos de tempo, sendo de 2, 4, 8, 24, 48, 72 e 168 horas. As concentrações transferidas para as soluções variaram de < 0,200 a 4,360 ug/L, com um maior potencial de lixiviação para as soluções com pH 2 e pH 3, independente do tempo de contato da amostra.


Referência
MANÉO, Fernanda Peixoto; LANDIM, Marcelha Paes; MACEDO, Letícia dos Santos; BARBOSA, Alexandre Muselli; SPILBORGHS, Maria Cristina Frascá; MALUF, Cristina Deperon. Estudos de dessorção do mercúrio presente em solo contaminado, para soluções com diferentes PH, por meio de ensaio de Batch Test. In: CONGRESSO BRASILERIO DE GELOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15.,2015 , Bento Gonçalves. Anais… São Paulo: ABGE, 2015. Cd-Rom. 10p. 


Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173664.pdf








INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo