O Google anunciou hoje, 14 de junho, a expansão de sua atuação no Brasil com a inauguração de um novo Centro de Engenharia em São Paulo. A nova sede será localizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e será parte do ambiente promotor da inovação do IPT Open Experience.
O futuro centro de engenharia do Google na capital paulista será palco para o desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da companhia a nível global, entre elas privacidade e segurança online. Com sete mil metros quadrados, o escritório terá capacidade para até 400 pessoas que vão trabalhar em diversas áreas técnicas. Inicialmente, o novo centro vai abrigar uma frente de trabalho focada em soluções e recursos para promover a segurança das pessoas no ambiente digital.
“Entendemos que, em um ambiente dinâmico global em que nossos produtos são usados por pessoas de diferentes origens e culturas, é importante ter um grupo diversificado de engenheiros desenvolvendo soluções. Quando pensamos que o Brasil e a América Latina são um dos nossos principais mercados, faz todo o sentido ter engenheiros locais cuidando também da segurança", destaca Eduardo Tejada, diretor-sênior de Engenharia do Google.
O investimento faz parte de mais uma etapa do plano de expansão da operação da engenharia do Google no país, anunciado no início deste ano. Esse será o segundo escritório de engenharia da empresa no Brasil e na América Latina.
Desde 2006, a companhia já conta com uma sede em Belo Horizonte, onde desenvolve soluções utilizadas no mundo inteiro, principalmente para produtos da Busca.
“A parceria do Google com o IPT Open Experience deverá servir como um ambiente promotor da inovação para o ecossistema, apoiado nos pilares do desenvolvimento tecnológico e de negócios, capacitação de recursos humanos e engajamento com startups”, afirma a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci. “A presença dos profissionais do Google no IPT, por meio da iniciativa do IPT Open Experience, vem estimular todo o ecossistema local da Cidade Universitária de São Paulo, que reúne diferentes atores para o desenvolvimento científico e tecnológico, inovando e apoiando startups, instituições de ensino, ICTs, ações para políticas públicas e empresas”.