Avaliação do desempenho de materiais para seleção da metalurgia adequada para tubos de aquecedores de óleo

Compartilhe:
Resumo:

Os aquecedores de petróleo presentes nas unidades estacionárias de produção (UEP) têm como principal função aquecer o óleo bruto para aumentar a eficiência do separador de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar comparativamente, através de ensaios em laboratório, o desempenho de ligas metálicas em ambientes similares aos encontrados em aquecedores de petróleo. Empregou-se um meio aquoso contendo alta salinidade, CO2, H2S e/ou O2, com pH, pressão e temperatura típicas destes permutadores do tipo casco e tubos. As ligas estudadas foram o aço carbono (ABNT 1020) e os aços-liga ASTM A 213 graus T5 e T9. Com base nos resultados de taxa de corrosão e de taxa de pites verificou-se que a liga T9 é a melhor opção de material para o feixe de aquecedores, tendo em vista que apresentou excelente comportamento em relação à corrosão uniforme e, mesmo na presença de oxigênio, não teve sua resistência reduzida significativamente. No entanto, para que este material confirme o desempenho esperado é fundamental que se controle a precipitação de incrustações no feixe dos permutadores e a entrada de oxigênio na planta, pois este material é suscetível à corrosão em frestas, na presença concomitante de depósitos e O2, e à corrosão localizada na presença de enxofre elementar (reação de H2S com O2).


Referência:

SILVA, Victor G.; ANDRADE, Cynthia A.; GUEDES, Flavia M.F.; BRITO, Rosane F. de; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; NUNES, Gislaine Maria Bragagnolo. Avaliação do desempenho de materiais para seleção da metalurgia adequada para tubos de aquecedores de óleo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR, 2014, Fortaleza. Proceedings… Rio de Janeiro: ABRACO, 2014.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172337.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.