Avaliação de inibidores de corrosão e da influência do tempo de pré-corrosão na prevenção de corrosão preferencial em juntas soldadas aplicadas a sistemas de produção de gás

Compartilhe:
Resumo:

Dutos e risers em aço-carbono são amplamente empregados em linhas de produção de gás, porém a presença de agentes corrosivos nestes fluidos, tais como, CO2 e ácidos orgânicos, torna necessário o emprego de inibidores de corrosão a fim de manter a integridade dos equipamentos, considerando a vida útil de produção prevista para os mesmos. Neste trabalho foram avaliados diferentes inibidores de corrosão comerciais quanto à capacidade de proteção contra corrosão preferencial na região da junta soldada ocorre, a princípio, pela formação de uma pilha galvânica devido a diferenças de composição química induzidas pelo processo de soldagem. Em alguns casos, o emprego de inibidores de corrosão na produção é aplicado em dutos que já foram expostos a meios corrosivos, sem proteção prévia, sendo necessário incluir, na avaliação de inibidores de corrosão. Para tanto, foi realizado um conjunto de ensaios para avaliar a efetividade de diferentes inibidores de corrosão comerciais na proteção do aço-carbono e de suas juntas soldadas, considerando também um cenário com pré-corrosão. São apresentados os resultados obtidos em ensaios de imersão da junta soldada e de medição corrente galvânica entre o metal de solda e a região contendo a zona afetada tecnicamente e o metal de base. Os corpos de prova foram expostos a meios simulando as condições de exportação e de produção, sendo neste ultimo caso, realizados testes tanto na presença quanto na ausência de inibidor de incrustação. Os ensaios de imersão foram realizados sem tempo de pré-exposição e permitiram avaliar o teor de inibidor necessário para a proteção da junta soldada. Por meio dos ensaios de corrente galvânica, verificou-se a influência do tempo de pré-corrosão da junta soldada na manutenção da efetividade dos inibidores de corrosão.


Referência:
CARDOSO, Juliana Lopes; ALMEIDA, Loriene Figazza de ; MOREIRA, Anna Ramus; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; GUEDES, Flávia Maciel; VAZ, Gustavo Leitão; SILVA, Jussara de Mello. Avaliação de inibidores de corrosão e da influência do tempo de pré-corrosão na prevenção de corrosão preferencial em juntas soldadas aplicadas a sistemas de produção de gás. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR 2012, 32., 2012, Salvador. Anais… Salvador: ABRACO, 2012. 15p.

Acesso ao artigo apresentado no evento no site da ABRACO:
https://abraco.org.br/src/uploads/intercorr/2012/INTERCORR2012_143.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo