O guia foi escrito com o objetivo de compartilhar o resultado da experiência no CEU Três Pontes, explica a coordenadora da publicação, a pesquisadora Giuliana Del Nero Velasco, do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis: “Sugerimos ideias para que os profissionais da área da educação percebam o quanto é prazeroso e importante usar as áreas externas da escola como laboratório de ensino, mudando a paisagem e usando espaços muitas vezes ociosos. Foi nítida a transformação nos alunos da instituição que perceberam suas habilidades e capacidade de contribuir com essas mudanças”.
As atividades do projeto consistiram em oficinas participativas e práticas abordando técnicas de jardinagem e temas relacionados às áreas verdes da escola e da comunidade do entorno.
Atividades são apresentadas no guia para inspirar educadores a saírem das salas de aula
Essas atividades são apresentadas no guia para inspirar educadores a saírem das salas de aula. “A ideia é enxergar oportunidades de experimentar conceitos relacionados a diversas disciplinas escolares na prática e abordar questões sobre cidadania e conscientização da comunidade escolar”, completa Caroline Almeida Souza, pesquisadora da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais e gerente do projeto.
Quinze atividades são sugeridas no livro para os professores lançarem mão durante as aulas: elas envolvem a apresentação dos benefícios das plantas aos alunos, a partir da premissa de ‘conhecer para valorizar e preservar’, a demonstração das ferramentas para as atividades de manuseio do solo, o preparo de substratos, o plantio por semeadura e a manutenção de hortas e jardins, entre outros.
O projeto foi um dos quatro selecionados no primeiro edital da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT), que foi lançado em janeiro de 2017, para financiar projetos sociais de laboratórios e seções do IPT voltados à promoção da transformação social positiva e sustentável.
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