Compósitos para estudantes

Compartilhe:
A 2ª Semana de Composites Avançados Sampe Brasil, que teve início ontem (2 de outubro) na cidade de São José dos Campos (SP), contou em seu primeiro dia com a quarta edição do Desafio Acadêmico em Composites. O evento acontece até o dia 6 de outubro e está sendo sediado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, parcialmente nas instalações do Núcleo de Estruturas Leves do IPT.

O desafio é conhecido mundialmente como Student Bridge Contest.
Apresentação de projeto de estrutura em fibra de carbono...
Apresentação de projeto de estrutura em fibra de carbono…
O objetivo da competição é proporcionar uma experiência real de projeto de uma estrutura de material compósito para alunos de universidades e de instituições de ensino de cursos relacionados à área de Tecnologia de Materiais.

Participaram 22 equipes, representadas por mais de 120 estudantes. A competição tem quatro categorias, que giram em torno de tipos diferentes de fibra, perfil e carregamento mínimo. Além disso, é escolhida também uma campeã global que, entre outros critérios, precisa ter sido campeã de pelo menos uma das categorias. As equipes campeãs foram do Centro Universitário da FEI e da Universidade São Francisco; na categoria C, para perfil quadrado em fibra de vidro para carga de 3.000 kgf, nenhuma equipe conseguiu se classificar.
...e teste da estrutura no laboratório do IPT.
…e teste da estrutura no laboratório do IPT.
A grande campeã global foi a FEI.

O pesquisador José Everardo Baldo Junior, do laboratório do IPT, acompanhou a competição, que constou de apresentações de cada equipe para uma banca de experts do mercado, seguida do ensaio dos projetos. “É interessante verificar o comprometimento demonstrado pelos alunos durante as apresentações, e a torcida para que o ensaio atinja as metas projetadas”, diz Baldo. O pesquisador Hugo Borelli Resende, responsável pelo laboratório, reforçou a importância de competições deste tipo para o aprendizado prático dos estudantes e uma melhor inserção no mercado de trabalho.

O desafio é patrocinado principalmente pela Barracuda Advanced Composites (empresa de desenvolvimento de construções de estruturas em compósitos), que teve o seu engenheiro-chefe e CEO, Jorge Nasseh, coordenando diretamente os trabalhos.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo