Vistorias em obras de arte especiais

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Obras de arte especiais são estruturas como pontes ou viadutos destinados a transpor avenidas, vales e rios. Estas construções estão submetidas às ações externas provenientes de cargas móveis de veículos, forças devido ao vento, ação das águas de rios que incidem nas estruturas, variações de temperatura, retração e fluência no caso do concreto, em ambientes sujeitos a diversos níveis de agressividade.

Ponte Pênsil na cidade de São Vicente, com plataforma móvel para inspeção
Ponte Pênsil na cidade de São Vicente, com plataforma móvel para inspeção
A degradação das estruturas das pontes e viadutos está vinculada a questões como a idade, uso à qual foi projetada, exposição ao meio e a falta de atividades de manutenção, e estas são definidas por meio de vistorias destinadas a conservar os aspectos estruturais, de durabilidade e funcionalidade das obras. As três categorias de inspeções previstas na norma ABNT NBR 9452:2012 estão descritas em artigo da edição de outubro da Revista Notícias da Construção, publicada pelo Sindicato da Construção (SindusCon) de São Paulo.

Ciro José Ribeiro Villela Araujo, pesquisador da Seção de Engenharia de Estruturas do IPT, explica no artigo como são feitas as vistorias cadastrais, rotineiras e especiais. Enquanto as cadastrais atualizam o estado em que a obra se encontra e as rotineiras acompanham o estado de conservação e detectam anomalias existentes ou que venham a surgir, as especiais podem lançar mão das informações levantadas nas duas anteriores para apresentar um diagnóstico e as terapias a serem realizadas. É nesta categoria de inspeção que os engenheiros especialistas empregam meios e equipamentos como caminhões com guindaste articulado e cesto, plataformas, escadas telescópicas e barcos equipados com dispositivos para investigações subaquáticas, por exemplo, para a averiguação em áreas de difícil acesso.

Clique no link abaixo e leia o artigo na íntegra:

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