Ensaios em edifícios

Compartilhe:
Com população de 600 mil habitantes, a cidade de Sorocaba é uma das que mais crescem no estado de São Paulo. Com uma evolução tão rápida era natural que as edificações do município também sofressem a influência deste clima de modernidade. Dois edifícios altos e esbeltos, com 120 metros de altura, a serem construídos pela Bercial Empreendimentos, estão sendo ensaiados no túnel de vento do IPT, no qual maquetes na escala 1:150 são submetidas a esforços devidos ao vento. O objetivo dos ensaios realizados no IPT é auxiliar os engenheiros projetistas das obras a determinarem com exatidão os carregamentos do vento das edificações, que terão destino comercial e residencial, o que dá confiabilidade ao dimensionamento das estruturas e também economia à construção.

Objetivo dos ensaios é auxliar os engenheiros projetistas a determinarem com exatidão os carregamentos do vento nas edificações
Objetivo dos ensaios é auxliar os engenheiros projetistas a determinarem com exatidão os carregamentos do vento nas edificações
Uma das características da obra é que os edifícios projetados pela construtora terão uma pele de vidro (envidraçados) e os ensaios são fundamentais porque o dimensionamento incorreto do vidro, ou da estrutura que os fixará, pode acarretar elevados custos à obra, ou a utilização de um material que pode quebrar por não suportar a força do vento.

Além disso, os ensaios permitirão observar aspectos como a questão do conforto para as pessoas que estarão habitando ou trabalhando nos edifícios. “Em cada prédio foram instaladas 360 tomadas de pressão estática, e as medições são realizadas simultaneamente, a uma taxa de aquisição de 160 Hz, o que permite a determinação da resposta dinâmica da edificação, além do tradicional carregamento estático do vento”, explica Gilder Nader, pesquisador do Centro de Metrologia de Fluidos.

O pesquisador esclarece que nesses ensaios foram reproduzidas as características do vento natural da região de Sorocaba, bem como as características de topografia e rugosidade do terreno no entorno das edificações ensaiadas. Os dados dos ensaios serão enviados à construtora na forma de planilhas e também em mapas gráficos dos coeficientes de pressão (médios, máximos, mínimos, rms) no formato vtk, os quais podem ser facilmente analisados por meio de softwares livres, como o VisIt e ParaView.

Segundo o pesquisador, ensaios como estes são importantes pela tendência no Brasil de construir edifícios altos e esbeltos, ou seja, relação de altura por largura maior que 10 para 1. “Porém, a utilização somente das normas de ação do vento nas edificações, ou modelagem numérica, são insuficientes, e edificações como estas podem ser superdimensionadas, ou aparecerem efeitos dinâmicos indesejáveis do ponto de vista estrutural, como podem ser desconfortáveis aos usuários”, adverte Nader.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo