Árvores em Mauá

Compartilhe:
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vai realizar um trabalho em Mauá, na região do Grande ABC, para dar subsídios técnicos à elaboração de um Plano Diretor de Arborização Urbana na cidade, que permitirá desenvolver ações para potencializar os benefícios ambientais, estéticos e de segurança que a arborização urbana pode oferecer, como o resgate da biodiversidade de espécies, conforto térmico, qualidade do ar, lazer e diminuição de acidentes com queda de árvores.

Pesquisadores do IPT usam tomógrafo para fazer o diagnóstico de um exemplar arbóreo no campus do Instituto
Pesquisadores do IPT usam tomógrafo para fazer o diagnóstico de um exemplar arbóreo no campus do Instituto

Segundo o pesquisador Sergio Brazolin, do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta), do IPT, haverá também um benefício cultural, “permitindo restabelecer o valor histórico das árvores”. O estudo será feito em etapas, compreendendo inicialmente o inventário das árvores existentes e a análise da situação de cada exemplar. Essa análise permitirá a definição de indicadores ambientais para melhor gestão pela prefeitura. Esse processo terá respaldo da legislação municipal, já que o plano diretor terá força de lei.

Com a implantação do plano diretor, Mauá poderá participar do programa Município Verde e Azul, lançado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, para descentralizar a política ambiental, compartilhando políticas com os municípios.

Esse projeto conta com financiamento de R$ 2,4 milhões do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), mantido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Segundo Brazolin, há um caráter de inovação com o desenvolvimento de novos métodos para avaliação das árvores na condição urbana e de gestão participativa, com o envolvimento da sociedade. Será, ainda, publicado um livro e mídia audiovisual, com modelo para as prefeituras do País que quiserem desenvolver ou aperfeiçoar seus planos diretores. O Projeto será finalizado em um workshop internacional.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.