Otimização de propulsores

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A cavitação é o fenômeno de vaporização da água devido à baixa pressão local sempre que as velocidades locais de escoamento se tornam extremas. Ocorre nas pás do propulsor e no leme, e resulta em:

  • Danos ao propulsor ou leme por conta dos colapsos de alta energia nas superfícies;
  • Vibrações no navio pela variação de pressão provocada por bolhas de vapor colapsantes;
  • Emissão de ruído.

O IPT analisa detalhadamente a geometria de propulsores visando à otimização dos projetos de hélices.

Estudo de cavitação em modelo de propulsor no Túnel de Cavitação do IPT
Estudo de cavitação em modelo de propulsor no Túnel de Cavitação do IPT

Além de testes padrão para determinação das características de propulsores em água aberta, investigações especiais visando à detecção de pulsos e ruídos de pressão induzida no hélice são realizadas no Túnel de Cavitação.

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Hélices de grandes dimensões podem ser modeladas e testadas em números de Reynolds elevados, visando estudar e prevenir o fenômeno de cavitação. A observação com câmeras de alta velocidade permite a análise detalhada dos fluxos hidrodinâmicos e o estudo de soluções para a otimização do projeto de hélices.

Evitar os efeitos de cavitação em projetos de hélices e lemes requer muito cuidado e experiência. Mesmo quando sofisticadas ferramentas numéricas são utilizadas para analisar esses efeitos, a aprovação final do projeto de um leme ou hélice requer um cuidadoso programa de testes com modelos em escala.

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