Parceria Brasil Japão

Compartilhe:

Conexão entre pesquisadores do IPT, USP e Universidade de Hiroshima para expandir colaboração em resiliência hídrica e cidades sustentáveis

Pesquisadores da Universidade de Hiroshima, no Japão, estiveram no IPT neste mês de dezembro para estreitar relações no projeto SACRE – Soluções Hídricas Integradas para Cidades Resilientes, uma parceria de pesquisa de seis anos liderada pela USP, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O SACRE visa desenvolver ciência interdisciplinar e soluções de governança para aprimorar a segurança hídrica e a resiliência em regiões urbanas. A colaboração entre o SACRE e a Universidade de Hiroshima deverá aprofundar o intercâmbio científico e fomentar a mobilidade de estudantes e pesquisadores entre o Brasil e o Japão.

Hiroshima IPT 2
Pesquisadores da Universidade de Hiroshima visitaram o Laboratório de Biotecnologia Industrial do IPT, entre outros

A parceria entre os dois países reforça o compromisso do IPT e da USP com o avanço da pesquisa aplicada e da inovação para cidades resilientes e sustentáveis, alinhado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. A visita permitiu que as equipes conectassem grupos de trabalho em recursos hídricos e planejamento do uso do solo.

A visita também reforçou a dimensão de capacitação do projeto: o SACRE reúne cerca de 80 pesquisadores e estudantes em quase 20 instituições, criando uma plataforma em que métodos e lições aprendidas são compartilhados com prefeitura, agências e empresas de saneamento e comitês de bacias hidrográficas.

Os pesquisadores japoneses foram recebidos pelo Gabriel Poli de Figueredo que apresentou as principais competências do IPT. Na sequência, eles visitaram o Laboratório de Hidrogênio, da Unidade de Energia; o Laboratório de Biotecnologia Industrial, da Unidade de Bionanomanufatura; o Laboratório de Vazão – área de aerodinâmica industrial e engenharia do vento, da Unidade de Tecnologias Regulatórias e Metrológicas, e a Unidade de Tecnologias Digitais.

VISITA AO JAPÃO – Em meados de outubro, pesquisadores do IPT e da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma visita à Universidade de Hiroshima com o objetivo de fortalecer a cooperação científica. A agenda da visita incluiu visitas focadas na redução da carga de nutrientes e gestão sustentável do ciclo da água em sistemas urbano-rurais, reuniões técnicas para intercâmbio de pesquisas e participação na Japanese Society of Hydrological Sciences Conference (JSHS).

A delegação brasileira foi recebida pelo Departamento de Ciências Ambientais Naturais da Universidade de Hiroshima, na qual os grupos realizaram intercâmbio de experiências sobre metodologias de avaliação de bacias hidrográficas, monitoramento de águas subterrâneas, restauração de ecossistemas e estratégias de uso sustentável do solo.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://www.projetosacre.org/


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo