Feira de negócios do Instituto será realizada entre os dias 22 e 24 de junho, no Laboratório de Estruturas Leves do IPT

Nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2026, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realiza, em São José dos Campos, a 2ª edição da Pulsar Expo IPT, feira de negócios voltada à conexão entre ciência, tecnologia, sociedade, indústria e futuro.
O encontro é destinado a empresas, agentes públicos, startups, pesquisadores, professores, estudantes e instituições de ensino e pesquisa de todo o país. “Serão três dias intensos e de imersão na tecnologia do IPT”, afirma Flávia Abrão, assessora executiva da Diretoria de Operações do Instituto.
A feira será realizada no Laboratório de Estruturas Leves do IPT (LEL), instalado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), na Estrada Dr. Altino Bodesan, 500 – Eugênio de Melo – São José dos Campos/SP – CEP 12247-016.
A primeira edição da Pulsar foi realizada em 2025, na sede do IPT, em São Paulo. Neste ano, a experiência será levada ao polo tecnológico e industrial de São José dos Campos, região estratégica para setores como aeronáutica, energia, mobilidade e materiais avançados.
“O PIT foi escolhido por ser um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do país, referência na promoção do desenvolvimento competitivo e sustentável”, explica Flávia.
A programação contará com painéis sobre cidades, transição energética, saúde e aeronáutica, além de uma agenda dedicada a startups e ao Prêmio Pulsar, iniciativa do IPT em parceria com a Nexus para reconhecer projetos de inovação e empreendedorismo.

Também haverá uma exposição histórica com uso de inteligência artificial, que apresentará a atuação do IPT ao longo dos anos de forma interativa. Um dos destaques será um capítulo especial sobre a Copa do Mundo, resgatando o apoio tecnológico do Instituto ao esporte, como no uso do túnel de vento atmosférico para explicar o deslocamento errático da bola Jabulani, utilizada na Copa do Mundo da África do Sul.
A feira contará ainda com estandes dos principais projetos das unidades do IPT, demonstração de protótipos, ensaios, gravação de podcast e transmissão ao vivo pelo YouTube no dia 24 de junho.
Para Alessandro Guimarães, responsável pelo Laboratório de Estruturas Leves da Unidade de Materiais Avançados do IPT, a Pulsar Expo IPT será uma oportunidade para apresentar ao público a infraestrutura de 4.000 m² do LEL, dedicada à condução de projetos estratégicos em parceria com empresas e universidades.
“Os visitantes poderão conhecer as principais competências do LEL em materiais avançados e estruturas leves, com aplicações em setores como aeronáutica, energia e mobilidade. A programação inclui demonstrações de protótipos, ensaios e soluções desenvolvidas em conjunto com a indústria, evidenciando, de modo prático, o papel da pesquisa aplicada no fortalecimento da inovação e da competitividade”, destaca.
Serviço – Inscrições Pulsar SJC: https://conteudo.ipt.br/pulsarexpoipt_2026