IPT recebe visita técnica do Pacto Global da ONU sobre descarbonização

Compartilhe:

Encontro com representantes do Movimento Ambição Net Zero destacou o papel da inovação aplicada no avanço da agenda climática e ESG

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu, nesta quinta-feira, 7 de maio, a Visita Técnica do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil voltada a apoiar empresas na definição de metas de descarbonização baseadas na ciência e alinhadas ao limite de aquecimento global de 1,5°C.

F1 1

O movimento integra a plataforma Ambição 2030, criada para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial na Ação Climática. No IPT, a agenda reuniu representantes do Pacto Global, lideranças do Instituto e equipes técnicas ligadas à inovação, sustentabilidade e baixo carbono.

Na abertura, o diretor de Ambientes Inovadores e Inteligência de Mercado do IPT, Levi Pompermayer Machado, destacou a relação do Instituto com o setor produtivo. Segundo ele, o IPT atua como uma empresa pública de inovação tecnológica, com foco em soluções conjuntas para os desafios da indústria moderna.

“Somos, ao mesmo tempo, o braço tecnológico do Governo do Estado de São Paulo e parceiros das empresas. Hoje, cerca de 70% do orçamento da instituição vem da venda de serviços e pesquisas, e 30% do governo paulista”, afirmou Levi. Ele também citou o projeto desenvolvido com a Tupy para reciclagem de baterias de veículos como exemplo da atuação aplicada do Instituto em temas estratégicos para a sustentabilidade industrial.

Para Guilherme Xavier, diretor-executivo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, o Brasil já conta com soluções relevantes em áreas como energia solar, eólica e renováveis, mas precisa ampliar o foco em inovação para enfrentar os desafios da descarbonização. “Nesse ambiente, o papel do IPT é muito relevante, não só pelo que sabe fazer, mas especialmente pelo que será capaz de construir”, afirmou.

F22

Durante a visita, Alex Vallone, coordenador de Programas, Inovação e IPT Open, apresentou a atuação institucional do IPT em inovação aberta e conexão com empresas. Ele destacou que os centros de inovação instalados no Instituto mantêm sinergia com as equipes técnicas e que cerca de 34% dos projetos desenvolvidos têm, em algum grau, impacto relacionado a objetivos ESG.

A programação também contou com participação de Claudia Echevenguá Teixeira, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono do IPT (Nuscarbon), que conduziu uma oficina com a personagem Tec@, criada para aproximar temas de ciência e tecnologia de diferentes públicos. Em seguida, apresentou o CCD Cidades Carbono Neutro, iniciativa voltada ao apoio técnico a municípios.

F33

Claudia destacou a relação entre economia circular, engenharia reversa e novas soluções para gestão de resíduos. Entre os exemplos apresentados, citou o biodigestor instalado pelo IPT em Bertioga, que atende escolas locais e processa 60 toneladas de resíduos orgânicos por mês, contribuindo para evitar o envio desse material a aterros e para gerar insumos renováveis.

Ricardo Costa, coordenador técnico de projetos na Diretoria do IPT, reforçou a importância da comunicação para dar visibilidade às iniciativas ESG. “No IPT, ESG está presente em diversas áreas. Criamos muito, mas ainda precisamos aglutinar essas iniciativas de modo colaborativo, identificar oportunidades e dar visibilidade a elas”, afirmou.

Ao final foram visitados os laboratórios de Usos Finais e Gestão de Energia: Planta de Hidrogênio; e de Bioenergia e Eficiência Energética.

A visita reforçou o papel do IPT como parceiro estratégico para governos, empresas e instituições na construção de soluções tecnológicas aplicadas à transição para uma economia de baixo carbono.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Acessar o conteúdo