Parceria com o Exército

Compartilhe:

Unidade do Instituto de Pesquisas do Exército está instalada no IPT

O Exército Brasileiro anunciou a criação de duas novas unidades voltadas para ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo. As medidas foram oficializadas por meio de portarias publicadas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026 e resultaram na instalação do Núcleo do Parque Tecnológico de Defesa e Segurança, em Campinas, e do Instituto de Pesquisas do Exército, em São Paulo (IPESP).

As iniciativas são fruto de parcerias estratégicas firmadas em 2025, por meio de dois memorandos de entendimento. O primeiro, assinado entre o Exército, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Campinas, prevê a criação do Parque Tecnológico. O segundo estabelece apoio para a instalação do IPESP.

Exercito IPESP IPT 1
Exército pretende ampliar a cooperação interinstitucional e cobrir todas as etapas do processo de inovação tecnológica, da pesquisa fundamental ao desenvolvimento de soluções aplicadas

O IPESP está organizado em dois escritórios na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. Um deles funciona no InovaUSP, centro de inovação da universidade, e o outro no IPT. As unidades atuarão de modo complementar, ampliando a capacidade de pesquisa básica, aplicada e de inovação. Entre os principais objetivos está a articulação entre instituições científicas e empresas paulistas com o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), prospectando projetos de interesse comum e aplicações de uso dual.

Com essas novas estruturas, o Exército pretende ampliar a cooperação interinstitucional e cobrir todas as etapas do processo de inovação tecnológica, da pesquisa fundamental ao desenvolvimento de soluções aplicadas. A meta é entregar novas capacidades em defesa e segurança e posicionar o Brasil na vanguarda do conhecimento e da tecnologia em áreas estratégicas.

(Com informações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Acessar o conteúdo