Caracterização geotécnica dos solos da região Amazôica, por meio de ensios piezocone, para análise do fenômeno de Terras Caídas

Compartilhe:

Resumo:

A região amazônica ainda hoje carece de recursos para a realização de ensaios de investigação geológico-geotécnica, tendo a maior parte dos projetos de obras civis pautada exclusivamente em ensaios à percussão, com medida do índice de resistência à penetração SPT (Standard Penetration Test). Para melhor entendimento do fenômeno de Terras Caídas, típico da região amazônica e que, por vezes, acaba afetando a integridade e estabilidade das obras lindeiras às margens dos rios, fez-se uma campanha de ensaios de piezocone próxima à região de Manaus, no Estado do Amazonas. Nesse artigo, além de uma breve contextualização do fenômeno de Terras Caídas, apresentam-se os dados das bibliografias de referência da região, dados de sondagens à percussão e os resultados dos ensaios de piezocone, com seus diferentes parâmetros. A partir dos dados bibliográficos e dos resultados e correlações dos ensaios de piezocone, faz-se uma proposição de parâmetros geotécnicos para projetos e estudos de estabilidade das margens dos rios na região, como forma de contribuição para o aumento do conhecimento dos solos amazônicos.

Referência:

CAMPOS, Gisleine Coelho de; GOMES, Claudio Luiz Ridente; SANTOS, Felipe Schaeffer. Caracterização geotécnica dos solos da região Amazônica, por meio de ensaios piezocone, para análise do fenômeno de Terras Caídas. In:  CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 21., COBRAMSEG, 2024; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MECÂNICA DAS ROCHAS, 10.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHEIROS GEOTÉCNICOS JOVENS, 10., 2024, Balneário de Camboriu. Anais…  8 p.

Acesso ao trabalho no site do Evento:

https://cobramseg.com.br/evento/cobramseg2024/trabalhosaprovados/naintegra/34

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo