Avaliação do efeito do campo magnético em escoamento reativo com associação de métodos TBT e ISDER

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Resumo:

Em ensaios tipo “Tube Blocking Test–TBT” obtém-se como resposta o tempo demandado para que a precipitação do carbonato de cálcio ocorra e provoque, através da avaliação da perda de carga entre a entrada e a saída do reator, o bloqueio gradativo da área da seção transversal do reator. Este método também tem sido utilizado para avaliar a ação de campo magnético na precipitação do carbonato de cálcio, onde é esperado um maior tempo para que ocorra o bloqueio. Com a aplicaçãoo deste método, respostas satisfatórias são obtidas, sem, no entanto, fornecer informações sobre o que ocorre e o queprovoca tais variáveis. Este trabalho tem objetivo de apresentar a associação de metodologias para a obtenção das informações dos possíveis efeitos que ocorrem nas paredes internas do reator, através da associações do método TBT tradicional e o método TBT empregando o sistema “ISDER – Internal scale direct evaluation in plug flow reactor”. Para a avaliação, foi empregado o método tradicional TBT em um reator tubular de diâmetro interno de 3 mm, utilizando soluções precursoras que resultassem em uma composição final semelhante a uma corrente do pré-sal brasileiro e o método ISDER, em condições semelhantes as empregadas no TBT. Como resultado a associação permitiu a observação direta, através de análises de imagens, das fases formadas do carbonato de cálcio, tamanho de partículas, aglomerações, aderência aparente dos sólidos e massas associadas nos fenômenos, permitindo uma maior compreensão dos resultados obtidos no sistema TBT, tanto com a aplicação de campo magnético ou não, no escoamento reativo.

Referência:

ALDEIA, Wagner; LOURENÇO, Vitória Silva; BIGIO, Julio Cabral Del; CASTRO, Bruno Barbosa; SCHLUTER, Helga Elisabeth Pinheiro; MARTINS, André Leibsohn. Avaliação do efeito do campo magnético em escoamento reativo com associação de métodos TBT e ISDER. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, Ed.especial, p.1-15, jun., 2024.  

Acesso ao artigo no site do Periódico:

https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/article/view/1070/718

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