Biodegradação é a quebra de compostos químicos mediada biologicamente. Quando a biodegradação é completa, o processo é denominado mineralização, ou seja, a quebra total das moléculas orgânicas em CO2, água e compostos inorgânicos.
A simulação laboratorial das condições ambientais permite avaliar a suscetibilidade de um determinado produto à sua metabolização por microrganismos normalmente presentes no meio ambiente. A biodegradabilidade de um produto pode ser determinada pelo desaparecimento do substrato (fonte de carbono, sal mineral, O2) ou pela formação de um produto (biomassa, CO2 e outros). O IPT avalia a biodegradabilidade de produtos diversos com o emprego de análises químicas instrumentais segundo metodologias convencionais, utilizando o seguinte método:
- Biodegradabilidade imediata pela medida do dióxido de carbono desprendido em sistema aberto (produto pouco hidrossolúvel e não-volátil) segundo Manual do IBAMA e da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) Item 301B.