A Seção de Internet das Coisas e Sistemas Embarcados (SICE) promove inovação e aprimoramento de eficiência desenvolvendo soluções customizadas, de acordo com a necessidade do cliente, utilizando o estado da arte de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Inteligência e automatização com IoT são incorporados em equipamentos, dispositivos e redes de comunicação, que podem ser aplicados em cenários corporativos, de Cidades Inteligentes e da Indústria 4.0. Além disso, realiza certificação para verificar conformidade de produtos de TIC de acordo com requisitos técnicos.
A SICE possui equipe capacitada, contando com especialistas, mestres e doutores em Ciência e Engenharia nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Física e Computação.
A infraestrutura da seção possui dois laboratórios:
Laboratório de Redes Sem Fio, que conta com infraestrutura de redes de comunicação sem fio para IoT, bem como equipamentos para comunicação NFC e RFID;
Laboratório de Meios Eletrônicos de Pagamento em ITS, com uma pista de pedágio simulada, permitindo testes de leitura em múltiplas pistas (multilane) em ambiente totalmente controlado;
Laboratório de Teste em Sistemas Embarcados, que conta com infraestrutura para análises e testes de sistemas computacionais e sistemas embarcados.
Destacam-se projetos como:
- Desenvolvimento de distribuição de sistema operacional Linux para dispositivos da empresa Lenovo;
- Ciclo de vida útil dos dormentes utilizando Identificação por radiofrequência (RFID) para a CPTM;
- Controle de provas periciais por meio de RFID para a Polícia Cientifica de SP;
- Instrumentação com IoT da planta de moagem e de eletrólise do Laboratório de Processos Metalúrgicos no IPT com as empresas Vale e CSN;
- Controle de condições ambientes com IoT no Laboratório de Materiais para Produtos de Construção, em atendimento aos requisitos do INMETRO;
- Sorteios eletrônicos de prêmios para notas fiscais e casas populares: Nota Fiscal Paulista e Paulistana, Nota Paraná e Salvador, Casas Populares do CDHU e Mato Grosso.
A SICE faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade do IPT, possuindo certificação ISO 9001.
O processo de desenvolvimento das soluções tecnológicas desenvolvidas é baseado em normas e melhores práticas de gestão de TIC e Segurança da Informação, como COBIT, ITIL, ISO 27000 e IEC 62443.
Entre as tecnologias largamente utilizadas pela seção destacam-se, comunicação sem contato (Bluetooth, NFC e RFID), redes LPWAN (LoraWAN e Zigbee), protocolos de comunicação industrial (OPC-UA e ModBus), protocolos de comunicação IoT (MQTT e CoAP), plataformas de IoT (Thingsboard, Mindsphere, IntersCity e FiWare, entre outros) e plataformas de nuvem (AWS, Azure e Google, por exemplo).
Além disso, possui competências em: criptografia, números aleatórios seguros, técnicas de hardening de sistemas computacionais, biometria fingerprint e aquisição com visualização de dados (dashboard).