Caracterização de argamassa de revestimento de fachada em edifício litorâneo com expansão, fissura com esfarelamento e baixa resistência mecânica: estudo de caso (capítulo de livro)

Compartilhe:
Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados de ensaios de caracterização da argamassa de revestimento de fachada de um edifício de 20 pavimentos tipo, que vem apresentando expansão, fissuração com esfarelamento e baixa resistência mecânica ao longo de seus 12 anos. Os sinais e sintomas observados remetiam ao uso indevido de gesso de construção pulverizado na etapa final do acabamento da argamassa. Contudo, durante os ensaios de avaliação química, notou-se que não fora este o precursor da manifestação patológica observada. Para a caracterização mecânica, utilizou-se da inspeção visual aliada aos ensaios de avaliação qualitativa de aderência por percussão e à tração. Para a caracterização química e mineralógica foram realizados ensaios de difração de raios-X (DRX), reconstituição de traço, análise termogravimétrica diferencial (TG/DTG) e análise petrográfica. Os resultados das análises mecânicas indicaram que todo o revestimento de fachada estava comprometido. Os dados dos ensaios de laboratório apontaram para a inexistência de etringita nas amostras e a presença abundante de grãos de escória anidra, sem evidência de hidratação, e elevada quantidade de ar incorporado, com comprometimento da aderência do agregado à pasta de cimento. Dada à recorrência dos problemas observados em revestimentos de fachada, este trabalho permite mostrar a relevância de algumas técnicas de caracterização associados à inspeção de argamassas, visando aperfeiçoar a conclusão da hipótese diagnóstica.


Referência:
SAHADE, Renato Freua; CHOTOLI, Fabiano Ferreira; LIMA, Sergio Soares de; LEAL, Priscila Rodrigues Melo. Caracterização de argamassa de revestimento de fachada em edifício litorâneo com expansão, fissura com esfarelamento e baixa resistência mecânica: estudo de caso. In: TULIO, Franciele Braga Machado. (Org.) Pesquisa científica e inovação tecnológica nas engenharias. Ponta Grossa, Atena, 2019. Cap.4, p.35-44.

Acesso ao Livro no todo no site da Bibliogteca/DAIT-IPT:
https://ipt.br/_externo.php?url=http://aleph.ipt.br/F

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo