Espalhamento de raios-X a baixos ângulos (SAXS) aplicado ao estudo de proteínas não interagentes em solução. (capítulo de livro)

Compartilhe:
Resumo:

Propriedades estruturais de sistemas biomoleculares com dimensões da ordem de poucos nanometros a dezenas de nanometros podem ser investigadas pela técnica de espaihamento de RX a baixos ângulos (SAXS). Em particular, tamanho, forma e estados conformacionais de toxinas/ proteinas podem ser determinadas a partir das curvas de espalhamento, assim como suas interações dependendo do meio aonde se encontram (dispersas em solução ou interagindo com membranas). No presente capítulo, apresentamos uma revisão da teoria básica e análise de dados de SAXS, incluindo a determinação do raio de giro de proteínas através da lei de Guinier e da função de distribuição de distâncias p(r). Particular ênfase será dada a exemplos de proteínas dispersas em solução e seus possíveis estados de agregação.


Referência:
ITRI, Rosangela; SALES, Elisa Morandé; BARBOSA, Leandro R.S. Espalhamento de raios-X a baixos ângulos (SAXS) aplicado ao estudo de proteínas não interagentes em solução. In: SANTOS, Fabiola Pazos; VALCÁRCEL, Carlos Álvarez. Estrategias y avances em el estúdio de toxinas de interés para la biomedicina. Puebla: Benemétria Universidad Autonoma de Pueblam, 2015. Cap.7, p.171-190.

Acesso ao Livro no todo no site da Biblioteca-DAIT/IPT:
https://ipt.br/_externo.php?url=http://aleph.ipt.br/F

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo