Projeto de contenção em região com presença de solos colapsíveis

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Resumo:

Apresentam-se os estudos realizados para a escolha de uma solução de contenção executada em uma região com indicativos da presença de solos colapsíveis. A obra faz parte do projeto de duplicação da Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), no trecho que liga a cidade de Limeira à cidade de Engenheiro Coelho, no interior do Estado de São Paulo. A contenção tornou-se necessária para manter a largura mínima de uma via local existente, paralela e em desnível (abaixo) à pista duplicada. A contenção possui aproximadamente 900m de extensão e altura de cerca de 2,5m. São apresentadas algumas características observadas nas investigações executadas no local, que deram indícios da presença de solos colapsíveis, e as considerações feitas para a escolha das técnicas que foram empregadas na melhoria do terreno de fundação, permitindo adotar uma solução de contenção mais adequada para este contexto. Após os estudos, para melhoria da fundação, optou-se pela execução de uma troca de solo, removendo parte do material compressível (poroso) seguida da recomposição / compactação com reaproveitamento do solo local, visto que este apresenta boas características pós compactado. Para a contenção foi escolhida a técnica de solo reforçado com geogrelhas. O projeto técnico da contenção foi desenvolvido pela Engecorps Engenharia S.A., sendo esta obra implantada na Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), na altura do km 89, trecho sob concessão da Arteris Intervias.

Referência:
ANJOS, Juliana Lopes dos; IYOMASA, Wilson Shoji. Projeto de contenção em região com presença de solos colapsíveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 20., 2022, Campinas. Anais… 9p.

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