Comparação de dados obtidos por métodos geofísicos e ensaios de laboratório para determinação de velocidades de propagação de ondas sísmicas em barragem de terra compactada

Compartilhe:
Resumo:

A aplicação de métodos não destrutivos com o intuito de auxiliar a área da geotecnia vem sendo cada vez mais utilizada devido à rápida aquisição dos dados, a grande área de cobertura, o bom custo benefício e a possibilidade de coletar parâmetros mecânicos do material estudado sem a necessidade de grandes intervenções no meio. O presente trabalho apresenta os resultados de um levantamento geofísico aplicando os métodos de sísmica de refração e MASW em uma barragem de terra para obtenção dos valores de velocidades de propagação de ondas P e S a fim de compará-los com os resultados de ensaios laboratoriais com o mesmo objetivo. Sabe-se que a partir dos valores de velocidade das ondas de corpo (P e S) é possível determinar os módulos de elasticidade dinâmicos, como o módulo de rigidez máximo (Gmáx), o módulo de Young (E) e o coeficiente de Poisson (). O objetivo do presente estudo foi comparar os dados obtidos a partir de levantamentos geofísicos de campo com aqueles obtidos a partir de ensaios em laboratório, para os valores de velocidades de propagação das ondas de corpo, em solos e rochas, no corpo de uma barragem de terra compactada.

Referência:
GUIRELI NETTO, Leonides; SERAFIM, Rodrigo; PEREIRA, João Pedro Silva; GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil; ORLANDO, Patrícia Del Gaudio. Comparação de dados obtidos por métodos geofísicos e ensaios de laboratório para determinação de velocidades de propagação de ondas sísmicas em barragem de terra compactada. In: CONGRESSO BRASIELIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 20., 2022, Campinas. Anais… 8p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo na Biblioteca – DAIT/IPT para acessar o trabalho em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177924.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo