Avaliação da potencialidade à ocorrência de corridas de detritos a partir de parâmetros fisiográficos e morfométricos: estudo de caso na bacia Santo Antônio (Caraguatatuba, SP)

Compartilhe:
Resumo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar a potencialidade à deflagração de corridas de detritos da bacia hidrográfica Santo Antônio, situada na região de Serra do Mar no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil, a partir de atributos fisiográficos, dados pluviométricos e de parâmetros morfométricos. Para tal, foram aplicadas técnicas de compartimentação fisiográfica, avaliada a vulnerabilidade à corrida de detritos sob à ótica dos aspectos geomorfológicos, geológicos, climáticos e antrópicos e adicionalmente foram calculados parâmetros morfométricos relevantes à deflagração desses processos em bacias hidrográficas. Foram identificadas na área de estudo sete unidades fisiográficas, que subsidiaram o entendimento dos aspectos geológicos e  geomorfológicos da bacia: planícies costeiras; planícies fluviais; rampas de colúvio e tálus; escarpas da Serra do Mar e espigões digitados; planalto de Paraitinga; relevo montanhoso e mares de morro. As sub-bacias situadas em porções escarpadas do relevo, com altas declividades, vales e canais encaixados, elevadas densidades de drenagem apresentam maiores valores nos parâmetros morfométricos, indicando uma maior potencialidade à deflagração e ocorrência desse processo. A análise conjunta da compartimentação fisiográfica com identificação de feições do relevo, como a declividade, a amplitude, as formas do vale e da encosta e os parâmetros morfométricos possui extrema relevância na identificação de bacias hidrográficas suscetíveis a corridas de detritos, por integrar e correlacionar aspectos do meio físico considerados deflagradores na ocorrência desses processos.

Referência:
CORRÊA, Claudia Vanessa Santos; REIS, Fábio Augusto Gomes Vieira; GIORDANO, Lucilia do Carmo; CABRAL, Victor Carvaloh; GRAMANI, Marcelo Fischer; GABELINI, Beatriz Marques; DUZ, Beatriz Guzzo; VELOSO, Vinicius Queiroz. Assessment of the potentiality to the debris-flow occurrence from physiographic and morphometric parameters: a case study in Santo Antônio Basin (Caraguatatuba, São Paulo State, Brazil). Anuário do Instituto de Geociências, v.44, 443313, 14p., 2021.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/43313/pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo