Equipamentos de proteção individual: o uso da norma ISO 11393-1:1999 para ensaio em protetores de perna para uso de motosserrista

Compartilhe:
Resumo:

A adoção de normas técnicas no intuito de regulamentar os Equipamentos de Proteção Individual no Brasil, além de tentar fornecer condições de trabalho mais seguras, tem por consequência a diminuição do valor gasto com benefícios acidentários e aposentadorias especiais. Recentemente, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SESPREVT) adotou diversas normas com vistas à proteção do trabalhador que utiliza motosserras no que tange a proteção de pernas, pés, mãos e tronco. O IPT se mostrou mais uma vez pioneiro na adequação do laboratório e capacitação do corpo técnico às normas adotadas, mantendo-se até hoje como o único laboratório no Brasil que realiza ensaios para Equipamentos de Proteção Individual para essa finalidade. Tendo em vista a pouca divulgação do conteúdo sobre as normas adotadas e a necessidade de divulgação desse conhecimento, este artigo visa explanar a norma ISO 11393-2:1999, norma de proteção para protetores de perna para uso de motosserrista.


Referência:
OLIVEIRA, Nicole Aparecida Amorim de; ANDRADE, Sandro Gonçalves, de; CLEMENTINO, Felipe Cintra; ZAGO, David Henrique; KOVATCH, Pedro Yuri; LIMA, Fernando Soares de. Equipamentos de proteção individual: o uso da norma ISO 11393-1:1999 para ensaio em protetores de perna para uso de motosserrista. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.4, n.13, p. 61-76, abr., 2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/103/111

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo