Comparação de peças manufaturadas por fusão seletiva a laser a partir de pós-esféricos e irregulares da liga TI53NB

Compartilhe:
Resumo:

As novas tecnologias de manufatura aditiva estão sendo amplamente aplicadas para a fabricação de materiais em diferentes áreas. Para os materiais metálicos, as tecnologias de leito de pó, entre elas a fusão seletiva a laser (FSL), são as mais utilizadas. Devido a sua alta escoabilidade, é comum que a matéria prima utilizada seja o pó esférico e não o pó irregular. No entanto, o processo de produção de pós esféricos é custoso. A liga Ti53Nb é amplamente empregada na fabricação de materiais supercondutores. Além disso, sua alta biocompatibilidade e baixo módulo de elasticidade apresentam um grande potencial para a fabricação de implantes médicos pelo processo de FSL. Este trabalho visa comparar peças fabricadas por FSL a partir dos pós esféricos e irregulares da liga Ti53Nb, utilizando parâmetros iguais de potência do feixe de laser e velocidade de varredura e diferentes níveis de oxigênio na câmera de fabricação. Para esse fim, foram medidas densidade, dureza e teor de oxigênio e nitrogênio das amostras. Também foi realizada uma comparação entre as diferentes microestruturas obtidas no processo. Encontrou-se que os parâmetros para obter peças de alta densidade dependem da morfologia dos pós e é possível obter alta densidade com altos níveis de oxigênio.

Referência:
HERNÁNDEZ, Jhoan Sebastian Guzmán; NOBRE, Rafael de Moura; RODRIGUES JÚNIOR, Daniel Luiz; NUENS, Enzo Rozenti; BAYERLEIN, Daniel Leal; FALCÃO, Railson Bolsoni; LEVA, Edwin Sallica; OLIVEIRA, Henrique Rodrigues; CHASTINET, Victor Lira; LANDGRAF, Fernando José Gomes. Comparação de peças manufaturadas por fusão seletiva a laser a partir de pós-esféricos e irregulares da liga TI53NB. In: CONGRESSO ANUAL ABM WEEK, 74., 2019, São Paulo. Anais… 13 p. 

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/176563.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo