Desenvolvimento de formulações visando o reaproveitamento de “aparas e pó de eva expandido”, reduzindo impacto ambientais

Compartilhe:
Resumo:

Por intermédio de serviço de extensão tecnológica utilizando a modalidade de atendimento PRUMO, concebida e operada pelo IPT, desenvolveu-se novas formulações com base no copolímero de Etileno Acetato de Vinila – EVA, incorporando-se e reaproveitando-se rejeitos na forma de aparas de EVA resultantes do corte de placas expandidas e de pó de EVA, obtido da usinagem dessas placas, gerados no processo de fabricação e conformação de artigos esportivos, mantendo-se as propriedades físicas desejadas e, consequentemente, a qualidade dos produtos fabricados. Para tal foi desenvolvido um composto base de EVA e em sequência foram desenvolvidos dois novos compostos com utilização de aparas e pó de EVA, rejeitos do processo produtivo. Esses novos compostos foram devidamente caracterizados laboratorialmente. Por meio dessa caracterização foi verificado que esses novos materiais podem ser utilizados na produção de artigos esportivos, mantendo a qualidade dos produtos, reduzindo custos e eliminando-se a necessidade de envio das aparas e do pó de EVA para incineradores ou aterros sanitários, contribuindo assim, com meio ambiente.


Referência:

KATAYAMA; Mari Tomita; COELHO, João Carlos Martins; SEGUHI, Henrique Jun Muramatsu; SILVA, Douglas Martins da. Desenvolvimento de formulações visando o reaproveitamento de “aparas e pó de eva expandido”, reduzindo impacto ambientais. In: CONGRESSO BRASIELIRO DE ENGENHARIA DE QUÍMICA, 22., 2018, São Paulo. Anais… 4p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/175604.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo