Estimativas experimental e computacional de carga em sistema fluvial de contenção de detritos

Compartilhe:
Resumo:
Durante períodos de cheia, diversos rios arrastam uma enorme quantidade de detritos, notadamente troncos de árvores, que podem se dirigir à tomada de água de turbinas de usinas hidrelétricas. Para evitar danos operacionais às turbinas são normalmente utilizados sistemas de contenção de detritos (log boom). No caso especial do Rio Madeira, a Hidrelétrica Santo Antônio enfrenta condições atípicas de volume de material e velocidade de correnteza, que resultaram na falha estrutural de componentes de alguns sistemas desse tipo. Para solucionar este problema, estão sendo desenvolvidos procedimentos experimental (extensometria) e computacional (simulação multicorpos) para a estimativa de cargas atuantes no sistema. Neste trabalho é apresentado esse desenvolvimento, bem como resultados preliminares promissores.


Referência:
ALMEIDA, Rynaldo Zanotele Hemerly de; LOPES, Luiz Eduardo; CORDEIRO, João Carlos Sávio. Estimativas experimental e computacional de carga em sistema fluvial de contenção de detritos. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 10., 2018, Salvador. Anais… 8 p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/restrito_pdf/175248.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo