Inspeções em pontes e viadutos e as principais anomalias observadas

Compartilhe:
Resumo:

As pontes e viadutos, denominadas no meio técnico como Obras de Arte Especiais, são obras de engenharia de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Essas obras estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, a desgastes naturais e a carregamentos acidentais durante sua vida útil. Devido a isso, é importante uma gestão de atividades de inspeção e manutenção nas estruturas para promover a sua adequada conservação. Nas inspeções é feito o levantamento das anomalias existentes nas suas partes estruturais e indicados os tratamentos a serem realizadas para a sua manutenção. Diante da importância da gestão das atividades de inspeção, buscou-se neste trabalho apresentar um panorama geral das anomalias mais comuns observadas nos trabalhos de inspeção dos componentes estruturais de pontes e viadutos.


Referência:
ARAUJO, Ciro José Ribeiro Villela MORAES, José Theophilo Leme de; OLIVEIRA, Ivanisio de Lima. Inspeção em pontes e viadutos e as principais anomalias observadas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PATOLOGIA E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS, 13., 2017, Cariri. Anais… 16 p.

ARAUJO, Ciro José Ribeiro Villela. MORAES, José Theóphilo Leme de; OLIVEIRA, Ivanisio de Lima . Inspeções e viadutos e as principais anomalias observadas. In: MARINHO, Jefferson Luiz Alves; COELHO, Francisco Carvalho de Arruda. Manifestações patológicas e reabilitações de estruturas; contribuições relevantes para a melhoria da qualidade e durabilidade das estruturas. Curitiba: Ed. Íthala, 2018. p.99-116.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca/IPT-DAIT para acesso o texto em PDF: 
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174855.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo