Caracterização dos processos de tratamento térmico por indução através de software eletrotérmico

Compartilhe:
Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar a caracterização de um processo de tratamento térmico superficial por indução através de uso de software, com validação experimental e comparação com dados da literatura. O processo de tratamento térmico estudado foi a têmpera superficial de aço carbono. A simulação no software ELTA (ELectroThermal Analysis) teve como dados de entrada a geometria e as propriedades do material do corpo de prova (condutividade térmica, permeabilidade magnética etc.) e as características de operação da fonte de potência de indução (potência, frequência, geometria do indutor etc.). Os resultados obtidos mostram o perfil térmico durante todo o ciclo térmico, tornando possível analisar as curvas de resfriamento sobre o diagrama CCT (Continuous Cooling Transformation). A análise integrada da curva CCT com a curva de resfriamento projetada permite a verificação da microestrutura esperada. A validação experimental foi realizada na máquina de ensaios de aquecimento indutivo em alta frequência do IPT. Para comparação do perfil térmico real e simulado, foi aquecido um corpo de prova instrumentado com termopares. A microestrutura final e o perfil de microdurezas foram analisadas e comparadas com os resultados previstos e validaram os resultados previstos em simulação.


Referência:
BRAGA, Ana Paola Villalva; ZERBINI, José Carlos. Caracterização dos processos de tratamento térmico por indução através de software eletrotérmico. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE TEMAS DE TRATAMENTO TÉRMICO, 8., 2017, Indaiatuba. Anais… 15 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174624.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo